Nosso objetivo é garantir que, mesmo neste momento de dor, a realização do registro seja feita de forma rápida e correta para sua máxima tranquilidade. Por isso, recomenda-se a apresentação de todos os documentos do falecido.
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O registro de óbito é gratuito e feito pelo cartório do local do falecimento ou da residência do falecido. Há um convênio pelo qual a declaração de óbito pode ser prestada diretamente junto à funerária.
Caso a declaração seja feita pelo serviço funerário qualquer pessoa que estiver com o protocolo da funerária poderá retirar a primeira via da certidão gratuitamente no cartório. Na ausência do protocolo a primeira via somente será entregue ao declarante, mediante declaração escrita de extravio. Caso a declaração não seja feita na funerária, uma pessoa próxima do falecido poderá declarar o óbito diretamente no cartório apresentando os seguintes documentos e informações:
OBS: Analfabetos deverão trazer mais uma pessoa com documento de identificação (RG ou Carteira de Motorista) que possa assinar. GRATUIDADE: o registro do óbito é gratuito para todos. A obtenção de uma certidão de óbito em momento posterior ao registro é cobrada como pedido de certidão. Se preferir agende um horário para ser atendido na aba Agendamento. |